Ver com mais sensibilidade o que acontece no dia-a-dia e ter contato direto com as pessoas fizeram com que Pedro Salgueiro, servidor da Justiça Federal no Ceará e escritor, tirasse a inspiração para escrever seu livro de contos chamado “Inimigos”. O livro conta a história do narrador que permanece em constante atrito com a família e que não se ajusta à cidade. “Inimigos” demorou dez anos para ser finalizado, mas acabou ficando consistente, fazendo com que o leitor não queira parar de ler, pois os contos são interligados, em formato de novela.
Pedro Salgueiro foi indicado, com seu livro, ao Prêmio Jabuti 2008, o prêmio mais importante para a literatura brasileira. Ele concorreu com mais de 2.141 inscritos e está entre os dez finalistas da sua categoria Contos. “É uma alegria, uma das poucas pra quem escreve. Uma grande satisfação porque é o prêmio mais importante do país. É uma grande responsabilidade.” disse Pedro Salgueiro.
A anunciação dos selecionados ocorreu no dia 28 de agosto, quando os jurados votaram e definiram quais obras continuarão na competição. No dia 23 de setembro, será a próxima fase, quando serão escolhidos os três vencedores de cada categoria, que ganharão R$ 3 mil cada um. Os melhores livros do ano em ficção e não-ficção, cuja premiação é de R$ 30 mil, só serão revelados na cerimônia de entrega das estatuetas, no dia 31 de outubro, em São Paulo.
Livros publicados:
O peso do morto (1995)
O Espantalho (1996)
Brincar com armas (2000)
Dos Valores do Inimigo (2005)
Fortaleza Voadora (2007)
Inimigos (2007)