Palestra realizada na Justiça Federal esclarece dúvidas de magistrados e servidores sobre eficiência energética
O dia mundial do meio ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Nessa mesma data, a Justiça Federal no Ceará discutiu o tema na palestra “Eficiência Energética”, ministrada por Marcony Esmeraldo, responsável pela área de eficiência energética da Coelce. O encontro foi coordenado pelo juiz federal Glêdison Fernandes e realizado pelo servidor Madson Parente, da Seção de Planejamento e Integração Regional, no auditório da JFCE.
A palestra contou com a presença do Diretor do Foro da JFCE, Leonardo Resende, que destacou a importância de se ter uma ação desse tipo no órgão, como o resgate do Programa de Responsabilidade Socioambiental da Justiça Federal. O juiz federal Glêdison Fernandes também deu ênfase ao trabalho de implantação da nova Comissão Socioambiental e de atividades de coletiva seletiva na Seção Judiciária cearense, podendo se estender à comunidade no entorno do órgão.
Em sua fala, Marcony Esmeraldo apresentou o conceito de eficiência energética, cuja base é formada pelo tripé: pessoas, informação e tecnologia. Segundo ele, “a eficiência energética é feita de duas formas: uma é com tecnologia; a outra é a mudança de hábito”. A mudança de hábito, por sua vez, é um ponto indispensável para a compreensão do conceito e da consequente aplicação de medidas a favor da conservação do natureza.
O especialista apresentou exemplos de projetos referentes ao meio ambiente a partir do uso da energia e chamou atenção para dois elementos: a água e o óleo de cozinha. Não só a questão do lixo, mas a água, segundo Marcony, também é um dos temas relacionados ao contexto energético. No caso do óleo de cozinha, o cuidado reside no descarte do conteúdo, com o intuito de se evitar a contaminação do subsolo.