O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 promove, na próxima terça-feira (9), uma live sobre os desafios para a implementação da Justiça Restaurativa na Justiça Federal. O debate terá início às 19h e será presidido pelo coordenador do NUPEMEC, desembargador federal élio Siqueira Filho. Qualquer pessoa poderá acompanhar.
Além de Siqueira, também participam como convidados o juiz federal Osmane Santos (TRF1) e a juíza federal Kátia Santos (TRF3). Os debates em torno do tema se darão após o Grupo de Monitoramento e Fiscalização da 5ª Região (GMF – 5R) publicar o Ato nº 02/2021, que determina a implantação da Justiça Restaurativa na Justiça Federal da 5ª Região. A técnica de solução de conflitos se configura como um processo colaborativo, que busca utilizar criatividade e sensibilidade durante a escuta das vítimas e dos ofensores. A prática tem sido utilizada por muitos órgãos do Poder Judiciário como uma ferramenta de pacificação social.
A realização do evento está alinhada aos objetivos da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A principal finalidade da campanha, que este ano será realizada entre os dias 8 e 12 de novembro, é concentrar esforços de todo o Poder Judiciário para a solução de conflitos judiciais de forma harmoniosa.
Acompanhe a live sobre os desafios para a implementação da Justiça Restaurativa na Justiça Federal, clicando aqui.