Após o estabelecimento de trabalho remoto pelo Ato nº 112/2020, da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), as demandas referentes à tecnologia da informação e comunicação aumentaram consideravelmente.
Várias adaptações precisaram ser implementadas, uma vez que os servidores e colaboradores passaram a atuar integralmente em teletrabalho, carecendo de uma maior organização e planejamento do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Justiça Federal no Ceará (JFCE).
Desde o dia 23/03, quando foi estabelecido o regime de Plantão Extraordinário pela Portaria nº 37/2020, da Direção do Foro da JFCE, o NTIC contabilizou um total de 1.541 chamados atendidos e 75 videoconferências, além de outras atividades que envolvem a manutenção de sistemas e infraestrutura.
Desafios como o atendimento remoto aos usuários, manutenção das comunicações seguras, organização de audiências e sessões por meio de videoconferências, supervisão e garantia de funcionamento dos dois datacenters foram superados pelo NTIC, assegurando a plena disponibilidade dos serviços executados pela JFCE.