Os 89 recém- ingressos participam do Programa de Ambientação dos Novos Servidores. A meta é promover uma capacitação básica necessária para o desenvolvimento dos trabalhos na JFCE.
Uma vez empossados, agora é hora de “arregaçar as mangas” e abraçar com esmero a oportunidade de ser Servidor Público da Justiça Federal no Ceará – JFCE. Mas antes de enfrentar os desafios que estão por vir, é importante conhecer de perto, e com todos os detalhes, o novo ambiente de trabalho que irão assumir. Foi pensando nisso que a Seção de Treinamento e Desenvolvimento elaborou o Programa de Ambientação dos Novos Servidores. Entre os dias 5 a 23 deste mês, os 89 recém-ingressos recebem formações específicas para o desenvolvimento desta nova etapa que se inicia. Os cursos acontecem na sede da JFCE, Centro.
Os cursos ministrados terão como foco informações básicas sobre as práticas cartoriais nas varas e juizados da JFCE. Dentre estes se destacam: procedimentos cíveis; juizados especiais; execução de mandados (prática e teoria) e excussão fiscal. Além destes temas, instruções sobre as rotinas dos sistemas informatizados de controle processual, como: sistema Tebas, Fluxus e Creta. Paralelamente os servidores terão uma visão ampla de toda a estrutura do órgão com sua cultura e valores organizacionais.
O Programa de Ambientação foi desenvolvido na tentativa de proporcionar aos recém chegados uma boa acolhida, aliada ao repasse de informações sobre a instituição. Também é preocupação da Seção de Treinamento e Desenvolvimento a capacitação básica necessária para o bom desempenho de suas atribuições no trabalho.
O resultado dos bons frutos já pode ser colhido e percebido entre os alunos. Thaísa Silvério, que comporá a equipe da vara de Tauá na vaga de analista, percebe que o momento é de aproveitar a oportunidade dos cursos. “É uma experiência muito boa. Outros servidores não tiveram esse tipo de treinamento ao assumir a vaga, além de ser um espaço de entrosamento com os outros que estão chegando” afirmou. Marcelo Freitas , técnico judiciário que irá para Limoeiro do Norte, confirma as palavras de Thaísa: “ Além de estar por dentro de todo o funcionamento da JFCE, esse momento tem sido principalmente de integração. Todo mundo já se conhece pelo nome. Já somos uma família!” confirmou Marcelo certo de que esse é um grande passo para o bom funcionamento de um trabalho.
A presença dos novos servidores nestes cursos é, também, um momento dos que “já são de casa” darem um abraço de boas vindas e parabenizá-los pelo esforço e determinação para que chegassem a compor o quadro de servidores da JFCE.