Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Foto web 2

Mais do que uma tendência, a inovação no setor público é um processo que tem provido as instituições de uma melhor eficiência na gestão dos recursos públicos. Visando a qualificação de seus servidores, a Justiça Federal no Ceará promoveu o curso Design Thinking Aplicado ao Setor Público, nos dias 4 e 5/11.

A capacitação contou com aulas expositivas e utilização do método interrogativo, com prática de atividades que incentivaram a participação dos servidores no compartilhamento de experiências profissionais, apresentando-lhes ferramentas para diagnosticarem, explorarem, co-criarem e implementarem a inovação em seus ambientes de trabalho.

Foto web 3

 

A colaboração entre os participantes culminou em novas ideias e métodos que serão levados para as rotinas de trabalho: “Por meio de uma metodologia de participação ativa, os facilitadores conseguiram sobrepor as barreiras de pensamento dos participantes e extrair muita colaboração, insights e colaboração intensa, ao final de apenas dois dias. Em nós servidores, ficou uma sensação de que não foi apenas mais um curso "técnico" de qualificação, mas um aprimoramento real no modo de ver o serviço público e de buscar as melhores soluções (muitas vezes simples) para os problemas e dificuldades do dia a dia”, afirmou Geovani Costa, servidor da Subseção de Juazeiro do Norte.

Para a servidora Carla Oliveira, lotada no Núcleo de Gestão de Pessoas, a oficina possibilitou a identificação dos problemas que envolvem a instituição, a partir da opinião de servidores de múltiplos setores. “Além disso, foi possível estimular a criatividade e a comunicação com servidores de outras áreas, fortalecendo vínculos para criação de propostas que venham gerar um retorno produtivo e transformador em nossos serviços e na cultura organizacional”, ressaltou.

Foto web 5

A Seção Judiciária do Ceará vem apostando em ações que estimulam a iniciativa e inovação dos servidores em sua atuação no trabalho. Um exemplo é o Inovajus – Laboratório de Inovação da Justiça Federal no Ceará, espaço criativo e colaborativo para intercâmbio de conhecimentos e desenvolvimento de novas ideias entre os funcionários, inaugurado em março deste ano.

Top