Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Foto web

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo Filho e o Desembargador Federal Hugo de Brito Machado receberam, na última quarta-feira, 30/10, a Medalha Roberto de Queiroz do Mérito Judiciário Federal Cearense. A solenidade foi realizada no auditório do edifício-sede da JFCE.

Compuseram a mesa solene, o Diretor do Foro, juiz federal Alcides Saldanha; o desembargador federal Roberto Machado, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5); o juiz federal Eduardo Vilar; o desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; o reitor da Universidade Federal do Ceará José Cândido Lustosa Bittencour de Albuquerque; a vice-procuradora-geral de justiça do estado do Ceará Suzane Pompeu Sampaio Saraiva, representando o procurador-geral; o juiz federal Júlio Rodrigues Coelho Neto, vice-presidente da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região (AJUFE), bem como os homenageados.

Ao início da sessão, o Diretor do Foro ressaltou a importância do evento: “É uma cerimônia que materializa a gratidão, o reconhecimento e o respeito da Justiça Federal pelas pessoas que distingue com a outorga dessa medalha. É também motivo de muita satisfação que o nosso desembargador federal Roberto Machado tenha sido designado para representar o Tribunal nessa solenidade. Nosso querido Roberto, cuja história se confunde com a Justiça Federal no Ceará, na qual foi juiz de 1º grau, Diretor do Foro, exerceu todas as funções possíveis e que também já foi agraciado com essa medalha”.

Já o juiz federal Eduardo Vilar foi o responsável por conduzir a apresentação dos agraciados, registrando tratar-se de "duas figuras de elevado conhecimento jurídico, de bússola moral inabalável e de histórias de vida inspiradoras".

Prosseguindo nas referências, pontuou:

"O desembargador Hugo Machado e o ministro Raul Araújo, cada um a seu tempo e ao seu modo, deram inestimável contribuição para a cultura jurídica nacional e para a Justiça Federal no Ceará. Eles representam e personificam os valores que inspiram nossa instituição e servem de modelo a ser espelhado nas horas de dúvida que, vez ou outra, inevitavelmente afetam a cada um de nós nessa difícil trajetória de julgar os semelhantes e dar efetividade ao direito”.

Em agradecimento, o ministro Raul Araújo Filho afirmou ter recebido “com grata surpresa e real felicidade a notícia de que a Justiça Federal do meu querido Estado do Ceará me outorgara a sua mais alta comenda, a medalha juiz Federal Roberto de Queiroz do Mérito Judiciário Federal Cearense, generoso ato que se materializa nessa sessão solene que muito me comove e penhora. O valioso significado da medalha que tenho fortuna de receber, nesta tarde, das mãos do nobre Diretor do Foro da Seção Judiciária do Ceará, juiz federal Alcides Saldanha Lima, e das de seu digno antecessor, o juiz federal Eduardo de Melo Vilar Filho, à presença do lídimo representante do Egrégio Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Francisco Roberto Machado, diletos amigos de longas datas”.

Na sequência, a palavra emocionada do desembargador federal Hugo de Brito Machado contagiou a todos os presentes. “Eu lhes digo com toda sinceridade que fiquei muito feliz. Foi uma medalha que recebi com extrema felicidade”.

Ao final da cerimônia, o desembargador federal Roberto Machado corroborou a alegria manifestada pelos homenageados, destacando, por experiência própria, quão impressionante é "a repercussão que ela tem em nosso coração, pois representa muito a história de toda a Justiça Federal”.


A Medalha Juiz Federal Roberto de Queiroz do Mérito Cearense Judiciário Federal


Instituída pela Portaria nº 757, de 21 de outubro de 2004, a Medalha Juiz Federal Roberto de Queiroz do Mérito Judiciário Federal Cearense representa a mais alta comenda da Justiça Federal no Ceará e se destina a homenagear Magistrados e Juristas que se tenham destacado nacionalmente nos estudos relativos ao Direito e a personalidades civis ou militares que hajam prestado assinalados serviços à Justiça Federal.

Top