Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

A instituição aproveitou para anunciar a ampliação da campanha ‘Copo Zero’

palestra plastico

Dentro da programação da Semana de Meio Ambiente, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) promoveu no último dia 04/06 uma roda de conversa com o tema: “Plástico nosso de cada dia: uma conversa sincera sobre direitos e deveres fundamentais”, com a mediadora Beatriz Diógenes, especialista em Teoria e Filosofia do Direito pela PUC/MG.

Foi um momento de troca de conhecimento e um convite ao engajamento de todos, como afirmou o servidor Madson Parente, da Seção de Saúde da Seção Judiciária: “Escutar a palestra me chamou a ter mais cuidado ainda, saber de onde estou recebendo e para onde estou destinando esses resíduos, afinal a poluição existe mesmo a gente não vendo. O nanoplástico está presente já no ar e na água e precisamos individual e coletivamente estarmos prontos para reduzir o consumo de plásticos ou isso vai chegar numa proporção assustadora”.

palestra plastico 1

COPO ZERO - A roda de conversa gerou um ambiente favorável para que a Diretora da Secretaria Administrativa, Raquel Rolim, anunciasse a ampliação da campanha “Copo Zero” da JFCE. A idéia é de que nos próximos 30 dias, a instituição elimine o consumo para o público interno de copos descartáveis. “Com isso, esperamos reduzir em torno de 30 mil copos de água e outros 30 mil de copos de café que são consumidos ao ano”, afirmou. Mas a ação não visa apenas a economicidade: “Nosso objetivo é, além da redução de custos, atuar pela responsabilidade socioambiental já que um copo consumido uma única vez pode demorar até 500 anos para se degradar; bem como atentar para a saúde de nossos servidores pois o plástico possui uma série de contaminantes prejudiciais à saúde, especialmente, quando aquecido como é o caso do café», ressaltou Raquel.

Para o público externo, a JFCE estuda soluções já adotadas em outras Seções Judiciárias de modo a reduzir o consumo deste insumo e educar os visitantes até a completa eliminação dos copos descartáveis.

Top