A Justiça Federal no Ceará expressa profundo pesar, ao tempo em que se solidariza com familiares e amigos, pelo falecimento do desembargador emérito do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Hugo de Brito Machado, ocorrido neste sábado (15/04).
Pai de cinco filhos, professor de muitas gerações, advogado, parecerista, consultor, palestrante e autor de inúmeras obras jurídicas, dedicou sua vida aos estudos do Direito Tributário, consolidados em sua carreira na magistratura federal, por 23 anos, inicialmente como Juiz Federal da 2ª Vara do Ceará e, depois, como membro do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, de que foi fundador e presidente.
Recentemente, em novembro de 2019, o desembargador Hugo Machado foi agraciado com a Medalha Roberto de Queiroz, a mais alta comenda do Judiciário Federal cearense. Na ocasião, a palavra emocionada do homenageado evidenciou a sua satisfação pelo reconhecimento institucional de sua trajetória profissional: “Eu lhes digo com toda sinceridade que fiquei muito feliz. Foi uma medalha que recebi com extrema felicidade”.
Foi decretado luto oficial pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e pela Seção Judiciaria do Ceará, por 3 dias.
O velório acontecerá nesse domingo, 16/04, a partir das 7h, na funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255 – Aldeota, Fortaleza – CE). A missa será na própria Funerária às 15h e o sepultamento será no Cemitério Parque da Paz, às17h.