Foto: Desembargador federal emérito Ubaldo Ataíde Cavalcante
A Justiça Federal no Ceará, com pesar, informa o falecimento do desembargador federal emérito Ubaldo Ataíde Cavalcante, que atuou na Corte do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) até outubro de 2008, quando se aposentou. O desembargador estava internado no Hospital Português, em decorrência de problemas no coração, e faleceu na madrugada desta quinta-feira, 7/7.
Natural de Correntina/BA, Ubaldo Ataíde era bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Ingressou na Justiça Federal em setembro de 1984, por concurso público, com atuação nas Seções Judiciárias da Paraíba e de Pernambuco, em ambas exercendo a função de Diretor do Foro. Promovido, pelo critério de antiguidade, em novembro de 1997, para o cargo de desembargador federal, no TRF5 ocupou os cargos de presidente da Primeira Turma, diretor da Revista e vice-presidente (biênio 2001/2003). Também foi membro da Comissão do IV Concurso de Juiz Federal Substituto da 5ª Região.
No período em que atuou como magistrado, deixou um legado de devoção ao Direito e ao serviço público, sendo o seu trabalho reconhecido por diversas instituições. Dentre as homenagens, recebeu a Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), a Ordem do Mérito Aeronáutico e o Troféu Dom Quixote (Revista Justiça e Cidadania), além do Título de Cidadão Pernambucano. Pouco antes de se aposentar, foi-lhe outorgada a Ordem do Mérito Pontes de Miranda, mais alta condecoração concedida pelo TRF5.
O velório será realizado no edifício-sede do TRF5, das 12h às 15h, e o sepultamento acontece hoje, às 16h30, no cemitério Morada da Paz, em Paulista/PE.
A JFCE apresenta as condolências à família e amigos do falecido.
Com informações do TRF5.
ACESSIBILIDADE | Escute essa matéria em áudio aqui. |