Nessa segunda, 12 de setembro, realizou-se a solenidade de entrega das baixas de hipotecas de contratos habitacionais, conciliados no último mutirão do Sistema Financeiro de Habitação – SFH, realizado no período de 27 de junho a 1º de julho de 2011. Os contratos foram entregues a 12 mutuários, que receberam seus termos de quitação dos seus imóveis.
O Diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, Juiz Federal Leonardo Resende Martins procedeu à abertura da Solenidade, felicitando os senhores mutuários pela conquista da liquidação dos débitos dos seus imóveis. Em seus discurso, salientou a importância desses mutirões do SFH, destacando as ações da Caixa/EMGEA e da Justiça Federal no Ceará e a iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça Federal.
A solenidade, transmitida por videoconferência para o Conselho Nacional de Justiça, contou com a ilustre participação da Ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, e da Presidente. Do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Desembargadora Federal Maria Helena Cisne.
O mutirão é um trabalho conjunto no qual não teria resultados se não fosse o empenho de todos”, disse a Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon. “Estou segura de que nós podemos conseguir muitas e muitas coisas da Justiça, quando nós nos empenhamos em reunir esforços e, desta forma, tirarmos os obstáculo que muitas vezes nos parecem intransponíveis.”, acrescentou a Corregedora Nacional de Justiça.
Para o Coordenador dos Mutirões do SFH, no Ceará, Juiz Federal Dartanhan Rocha, os mutirões vêm possibilitando a realização do sonho da casa própria para os cidadãos que têm, há vários anos, processos na justiça. “Esperamos que nesta segunda etapa do mutirão do Sistema Financeiro de Habitação possamos superar os números da edição passada, que foi um grande sucesso, com quase 90% de participação”, afirmou o Juiz Federal.
Durante a solenidade, também houve a grata participação da Desembargadora Federal Maria Helena Cisne, Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, através da vídeoconferência. “Estes mutirões permitem que o sonho da casa própria seja realidade. A gente precisa sonhar, porque se não sonharmos a vida fica difícil. Mas só sonhar não é suficiente. É preciso partir atrás do sonho. Vocês estão partindo atrás do sonho de muitos mutuários que lutam há anos pela casa própria.” declarou a Desembargadora Presidente do TRF2ª Região.
Participaram da solenidade de entrega das cartas de quitação dos imóveis as senhoras Jovina Campos (representante da ENGEA), Socorro Shibuya (Gerente de Sustentação da Área de Recuperação de Ativos da Caixa), os senhores Juvenal Arruda Furtado (Chefe do Jurídico da Caixa), Manoel Rômulo Luiz (Coordenador de Sustentação da Área de Recuperação de Ativos da Caixa), Ivo Ferro (Coordenador da Área de Recuperação de Créditos da Caixa) e o Diretor da Secretaria Administrativa da Justiça Federal no Ceará, Antônio Carlos Marques.
{galeria}noticias/2011/09/13/galeria-mutuarios/{/galeria}
{galeria_legenda}0|mutuariosRecebemCarta03.jpg|Assinaturas das cartas de quitação.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|mutuariosRecebemCarta07.jpg|Relton dos Santos Palheta e Dulcicléa Gomes Palheta – mutuários – Final feliz!{/galeria_legenda}
“Existe, entre o mutuário e o agente financeiro, uma ponte partida. A Justiça Federal vem completar essa lacuna, e faz com que a gente chegue ao acordo. A Justiça entende a gente. Esta é uma ação válida para nós mutuários.”