No período de 6 a 10 de maio, das 13h às 17h, a 16ª Vara Federal, Subseção de Juazeiro do Norte, realizou seu primeiro mutirão virtual visando agilizar o andamento dos processos judiciais. Todos os dias, estiveram disponíveis três mesas de audiência, cada uma com sete processos, totalizando 21 audiências diárias. O mutirão teve como objetivo reduzir a fila de processos pendentes e proporcionar maior celeridade na resolução de questões judiciais na região.
O mutirão de audiências, promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), alcançou 40% de acordos. Outros pontos que merecem destaque: o acolhimento de profissionais do interior do Ceará, na Região do Cariri, em processos em andamento na 16ª Vara Federal, referentes a ações já ajuizadas; a utilização de audiências na modalidade virtual, utilizando a plataforma Zoom; a oportunidade das partes envolvidas realizarem negociações facilitadas graças aos recursos tecnológicos das audiências virtuais.
“É muito gratificante ver as próprias partes chegando a uma solução consensual do processo, com diálogo, levando em consideração as particularidades de cada pessoa. Com esse espírito, a 16ª Vara Federal de Juazeiro do Norte tem contribuído não apenas para a solução dos processos, mas também para a mudança de mentalidade na judicialização, proporcionando outras formas de solução dos conflitos”, pontua o diretor da 16ª Vara, José Josivaldo Rocha.