A Justiça Federal no Ceará (JFCE) participou, nesta terça-feira, 18/02, do mutirão “Pop Rua em Ação”, realizado no bairro Parangaba, em Fortaleza. A iniciativa reuniu diversas instituições para garantir atendimento jurídico, social e documental à população em situação de rua.
A ação, que aconteceu das 8h às 13h, mobilizou uma rede de apoio formada pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias Públicas, órgãos governamentais estaduais e municipais, além de entidades da sociedade civil, como a Pastoral do Povo de Rua. O objetivo foi facilitar o acesso a direitos básicos, como emissão de documentos e assistência jurídica, promovendo inclusão e cidadania.
A JFCE esteve presente com dois postos de atendimento, contando com servidores e magistrados. Entre os destaques da participação, a servidora Andréia Rocha realizou uma intervenção teatral interpretando Maria Bonita, utilizando uma linguagem acessível para conscientizar os participantes sobre seus direitos. Atuaram na iniciativa os juízes do Comitê Pop Rua Jus, Paula Emília Aragão, Emanuel Guerra, Flávio Fonseca e Vládia Amorim, que estiveram no local acompanhados dos servidores Vinícius Sousa, Andréa Rocha e Cláudio Emílio, prestando atendimentos e orientações jurídicas.
A diretora do Foro, juíza federal Gisele Sampaio, foi especialmente destacada pelos participantes pelo apoio fundamental à realização do evento. “Foi um momento valioso, de interação direta entre Justiça e sociedade, demonstrando o impacto real do nosso trabalho na vida das pessoas”, ressaltou a juíza Paula Emília.