Foto: Imagem de um smartphone com um print de uma das audiências virtuais do mutirão realizado pela JFCE
A Justiça Federal no Ceará (JFCE), por meio da Central de Conciliação, realizou o primeiro mutirão de conciliação de 2022. Foram 65 audiências realizadas, em 25/02, de ações ajuizadas que tinham a Caixa Econômica Federal (CEF) como parte no processo. Dessas, 57 terminaram com o consenso entre as partes.
O supervisor da Central de Conciliação, Aguinaldo Damasceno, destaca os números alcançados: “o mutirão com a CEF foi um sucesso ao obter 86% dos acordos firmados, totalizando R$219.251,01. Afora os resultados positivos, o que mais nos encanta nesses mutirões são os preparativos, os bastidores que reúnem informações conjuntas e que acendem o sinal verde para acontecer o evento”.
Thiago de Campos Fernandes Blanco, representante da Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo) nas audiências, também ressaltou a organização do evento, a hospitalidade e dedicação dos envolvidos para o alto índice de acordos.
Para a conciliadora Ana Paula Alves Fernandes, “atingir um meio que satisfaça duas partes é o objetivo da conciliação bem com o desejo de quem conduz a audiência. O mutirão com a presença da Caixa Econômica já nos mostra que esse é, sim, o caminho certo. Conciliar sempre.”
O juiz federal Dartanhan Rocha, coordenador da Central de Conciliação, enaltece “o esforço dos integrantes da Central, servidores e conciliadores/mediadores, no sentido de manter o nível de atendimento, com satisfação dos envolvidos, sobretudo neste período de pandemia, bem como a colaboração da Caixa Econômica, que já atua de longa data na busca de soluções consensuais aos conflitos, e dos representantes judiciais dos autores, os quais possuem papel relevante em orientar estes no sentido do melhor desfecho à causa”.
Em 2021, a Central de Conciliação e a equipe de conciliação da CEF realizaram mutirões rotineiros com processos de planos econômicos de poupança, como lembra a empregada pública Francisca Iara de França Rodrigues, preposta da Caixa: “temos realizado vários acordos, agilizando de forma eficaz e simples a resolução de ações judiciais antigas. No ano passado, foram cerca de 600 acordos firmados com êxito, levando à extinção processual dos mesmos”.
A Central de Conciliação também promove mutirões do tipo pré-processuais com conselhos de classe profissional. Caso alguma entidade tenha interesse em realizar audiências com o apoio da JFCE, basta enviar solicitação para o endereço: conciliar@jfce.jus.br
ACESSIBILIDADE | Escute essa matéria em áudio aqui. |