A Justiça Federal no Ceará (JFCE) finalizou, nesta quinta-feira, 20/02, o 3º Mutirão de Conciliação em ações de desapropriação para as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Realizado na cidade de Ipaumirim, no Ceará, o mutirão realizou 64 audiências em dois dias de intenso trabalho. Os resultados foram expressivos com acordos em 55 processos e um total de R$ 2.146.498,96 homologados.
Os valores homologados serão depositados nos próximos dias nas contas bancárias dos expropriados, todos moradores da região de Ipaumirim.
“O resultado deste mutirão demonstra a importância do diálogo e da conciliação nos processos de desapropriação. Conseguimos garantir que os expropriados recebessem uma indenização justa em um tempo reduzido, evitando longas disputas judiciais. Além disso, o alto índice de acordos homologados reforça o comprometimento das partes envolvidas e a efetividade da cooperação interinstitucional”, avaliou o juiz federal Fabricio de Lima Borges, titular da 16ª Vara Federal, em Juazeiro do Norte.
A iniciativa contou com a colaboração da Justiça Eleitoral e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reforçando a importância da cooperação entre as instituições para garantir celeridade e eficiência nos processos de desapropriação.