O mutirão inaugura os trabalhos da nova Central de Conciliação da JFCE
A Justiça Federal no Ceará e a Caixa Econômica Federal/EMGEA iniciam nesta segunda-feira, 08/06, a primeira edição 2015 do Mutirão de Audiências de Conciliação do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). São 100 processos de mutuários com ações ajuizadas na JFCE, para resolverem definitivamente sua situação com a CAIXA/EMGEA. As negociações acontecerão no período de 08 a 12 de junho de 2015.
O mutirão contará com presença de representante da EMGEA que analisará as propostas apresentadas pelos mutuários/autores, visando acordo e encerramento da ação judicial. Serão usadas as mesmas estratégias de sucesso dos mutirões anteriores, com realce para o fato de que as audiências de conciliação deste mutirão acontecerão na nova sala recém-inaugurada da Central de Conciliação.
Durante a semana de conciliação é possível conceder descontos diferenciados, sendo uma oportunidade real de solução para as partes envolvidas. É bom lembrar que quanto antes os agentes dessas ações possam compor um acordo, melhor e mais oportuna será a negociação.
A estrutura física do mutirão foi organizada, considerando 04 mesas de audiências simultâneas, com 06 audiências por mesa, reservando-se 24 atendimentos no último dia, para retornos. Os processos ajuizados são oriundos de 10 varas federais da JFCE.
O novo espaço físico da Central de Conciliação
Como esforço contínuo para solução rápida e simplificada de conflitos, a JFCE criou este ano a Central de Conciliação, que organizará todos os mutirões realizados na Seção Judiciária do Ceará. Movida pelo conceito de acessibilidade do cidadão à Justiça, a Central de Conciliação da JFCE é o mais novo espaço de acolhimento para a realização de audiências de conciliação.
Sob a coordenação do juiz federal Dartanhan Rocha, a Central de Conciliação foi criada para que o cidadão resolva um conflito judicial de forma eficaz, rápida e satisfatória. Localizada no 3º andar do edifício-sede da JFCE, o espaço físico da Central de Conciliação é parte integrante do Fórum Social Dom Hélder Câmara, inaugurado em março de 2015, projetado e implantado com foco no acesso do cidadão à Justiça.
A Central tem também por objetivo especializar o trabalho dos conciliadores e solidificar a conciliação na esfera federal do judiciário cearense. Cidadania, acessibilidade, sustentabilidade e urbanidade traduzem a nova abordagem nas conciliações a partir deste ano.