A Justiça Federal no Ceará (JFCE) está passando por uma significativa transformação em seus espaços físicos, com uma série de obras e projetos que visam modernizar e revitalizar suas unidades. Desde 2023, esses esforços têm sido direcionados para diversas frentes. Em Fortaleza, acontecem obras de recuperação estrutural do Edifício Raul Barbosa (EDIRB), sede da JFCE; e a modernização do 8º ao 15º pavimento do prédio.
Iniciado em fevereiro de 2023 e atualmente em fase de finalização, o destaque é o projeto de reforma e modernização do EDIRB. Esse projeto busca não apenas a adequação dos ambientes, mas também o conforto e a funcionalidade para servidores e usuários da Justiça Federal, de modo a pensar no ambiente como parte integrante e fundamental para o acesso à Justiça.
Outro marco importante foi o início da segunda etapa da recuperação da estrutura de concreto armado do EDIRB. Os trabalhos tiveram início ainda no ano passado, de modo a garantir a segurança das instalações físicas do prédio, bem como que a vida útil da edificação seja consideravelmente prolongada. Uma obra estrutural como essa é importante para assegurar tanto a segurança do prédio quanto das pessoas que o frequentam.
Durante as obras, a JFCE tomou algumas medidas para viabilizar o trabalho nas suas dependências, como a instalação de uma Central de Atendimento das Varas Cíveis no 3º andar do prédio, durante o segundo semestre de 2023. A medida se deu para minimizar transtornos aos usuários devido a ruídos ou cheiros de tinta nos andares onde funcionam essas Varas.
Além da obra na Sede, a JFCE está trabalhando nas Subseções de Sobral, Quixadá, Itapipoca e Limoeiro do Norte. Acompanhe tudo o que está acontecendo nas próximas publicações.