Inaugurada em janeiro de 2011, a ‘Minibiblioteca Nelson Mandela’ acaba de aumentar seu acervo. Atualmente, 800 livros de diferentes estilos compõem o espaço, que é voltado para o entretenimento dos terceirizados que prestam serviços para a Justiça Federal no Ceará. A ampliação do número de títulos foi possível a partir da contribuição de servidores da JFCE, que disponibilizaram 200 títulos de literatura infanto-juvenil na última campanha de doação de livros.
O objetivo principal da biblioteca é incentivar o interesse pela leitura e estimular a busca pelo conhecimento. A minibiblioteca conta com atividades como a realização de rodas de leitura entre os terceirizados e concursos de desenhos com seus filhos. Os responsáveis pela conservação e pela organização do acervo da biblioteca são os próprios terceirizados. Eles levam os livros para casa, por meio de empréstimo, devolvendo-os após a leitura.
De acordo com a secretária executiva da Esmafe-CE e organizadora da ‘Minibiblioteca Nelson Mandela’, Gisele Peixoto, “os servidores da Justiça são muito solidários, em praticamente duas semanas arrecadamos 200 novos livros para o nosso acervo”. O projeto continua aberto a doações, os interessados devem encaminhar os livros à Esmafe-CE, no 6º andar do edifício sede da JFCE. Mais informações: (85) 3521.2662 ou esmafe@jfce.jus.br.
O porquê do nome
O nome da minibiblioteca é uma referência ao líder e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, personagem-chave na luta contra o Apartheid, sistema racista instalado no país sul-africano, na década de 1940. Segundo Gisele Peixoto, a escolha pelo nome se justifica, pois “Nelson Mandela é um guerreiro pela paz, que lutou pela liberdade e pela conquista de direitos para todos, teve na educação e na leitura sua possibilidade efetiva de mudar uma sociedade para melhor”.
Salve as imagens abaixo e imprima o marcador de páginas da Minibiblioteca Nelson Mandela.