TRF5 FOI MAIS UMA VEZ DESTAQUE NO CUMPRIMENTO DE METAS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ).
Dos cinco Tribunais Regionais Federais do País, o melhor desempenho no cumprimento da “Meta 2”, estabelecida pelo CNJ, foi alcançado pelo TRF da 5ª Região, que engloba os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O TRF5 atingiu um percentual de 88,86% de cumprimento da “Meta 2” de 2010, que consiste em identificar e julgar os processos distribuídos até dezembro de 2006. Com tal medida, o Judiciário garante o direito constitucional à “razoável duração do processo judicial”, fortalece a democracia e elimina congestionamentos no andamento dos processos.
Até o primeiro semestre de 2011, foram julgados, na Justiça Federal de todo o Brasil, 84.577 processos pertinentes à Meta 2 de 2010, o que perfaz um percentual de 71,13%. Para atingir 100% da meta, a Justiça Federal ainda precisa julgar 34.335 processos. Na Justiça Federal no Ceará restam 177 processos a serem julgados para o total cumprimento da meta. Trata-se de um desafio que o Judiciário deve superar com o engajamento de magistrados e servidores.
O TRF5 também foi destaque no cumprimento de Metas de 2009, ficando em segundo lugar entre os 99 tribunais do país. Com relação a 2011, de acordo com a gestora de metas do TRF5, desembargadora federal Margarida Cantarelli, o Tribunal está bem adiantado e já cumpriu mais da metade do que foi estabelecido pelo planejamento estratégico.