Juízes federais da 5ª Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) manifestam apoio à postulação do desembargador federal Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal – STF.
A vaga a ser provida decorrerá da aposentadoria do ministro Carlos Mário Veloso. A atual composição do STF não contempla a região nordestina com o número de ministros compatível com a sua importância no Estado Federal brasileiro. Segundo manifestação de apoio à postulação, assinada pelos juízes federais, “é necessária a indicação de um nordestino para atenuar o mencionado desequilíbrio”.
O desembargador federal Francisco Cavalcanti desenvolveu sua carreira de magistrado e professor na região Nordeste. Há mais de vinte anos, ingressou na magistratura federal, através de concurso público. Foi promovido ao cargo de desembargador federal e exerce, atualmente, a presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região-TRF 5ª.
Mestre e doutor em Direito, O desembargador Francisco Cavalcanti é Professor Titular de Direito Administrativo da Universidade Federal de Pernambuco. É autor de importantes obras jurídicas. “Associa a profundidade dos conhecimentos jurídicos teóricos com a prática profissional, requisitos para o bom exercício da missão constitucional atribuída ao Supremo Tribunal Federal”, destaca a manifestação dos magistrados federais.
A manifestação de apoio fala também da seriedade, elevada cultura jurídica, firmeza, celeridade, equilíbrio e compromisso com a justiça, como atributos reconhecidos na atuação judicante do desembargador federal Francisco Cavalcanti. Na atual presidência do TRF 5ª Região, notabilizou-se Francisco Cavalcanti pela instalação de diversas varas da Justiça Federal, principalmente nas cidades interioranas.