140 servidores participam de um curso para aprender a manusear o sistema de informatização da JFCE
O processo de informatização da Justiça Federal no Ceará- JFCE já dá, efetivamente, o seu primeiro passo. Durante esta última semana, dos dias 9 a 20 deste mês na sede Centro, foi dado início aos cursos do Processo Judicial Eletrônico – PJe que irá treinar os servidores quanto ao manuseio do sistema referente a informatização do judiciário. O curso, ministrado pelos Servidores do Tribunal Regional da 5ª Região – TRF5, conta com a participação dos Diretores de Vara; Oficiais de Justiça; Juízes e demais servidores.
Durante o treinamento, os 140 alunos, têm a oportunidade de conhecer e manusear o sistema criado com a finalidade principal de facilitar e tornar mais prático o trabalho dos servidores e advogados. Segundo Ricardo Schimitz, servidor do TRF5 responsável pela parte técnica do sistema, cada turma do curso, ou seja, cada público alvo diferenciado tem acesso a uma tela própria para atender a sua própria toda voltada para a sua demanda. Assim, o curso se organiza de forma que, para cada tipo de servidor, haja uma formação voltada para suas atividades.
Os Oficiais de Justiça, por exemplo, aprenderam nesta última semana a manusear a parte do sistema que atenderá às suas necessidades. Agora eles poderão por meio da página voltada para os Oficiais de Justiça, ter com mais facilidade e organização o tipo de expediente; se a demanda é urgente ou não, assim como o espaço de controle e o resultado das visitas já feitas pelos oficiais.
O sistema permite também a tramitação eletrônica de todos os tipos de ações judiciais em qualquer ramo do Judiciário, atendendo não só ao público interno da JFCE, mas também, aos advogados e procuradores. Assim como os servidores, estes últimos já disponibilizam de uma certificação Digital do Tipo A3 que proporciona uma maior segurança ao usuário e irá ser conectada a um leitor de smart card. Só acessa o sistema quem tiver o cartão e a senha. “Com a Certificação Digital em mãos o servidor ou advogado terá acesso ao sistema via internet de qualquer lugar do mundo, essa é uma das grandes vantagens”. Afirmou Roberto Basílio, do Núcleo Judiciário, ele enfatizou ainda que o maior benefício do curso que acontece é não só uma forma de mostrar ao servidor como se manuseia a ferramenta, mas também caracteriza um grande avanço na modernização dos processos do judiciário.