Equipe formada por jornalistas do CJF, do TRF5 e da imprensa cearense falarão das funções, códigos e impactos da comunicação
A Justiça Federal no Ceará promove, de 05 a 07 de agosto, o Treinamento de Mídia para Magistrados. O evento objetiva qualificar os juízes para as suas ações estratégicas, relacionamento com a assessoria de comunicação social, com os órgãos de imprensa e ao mesmo tempo conscientizá-los quanto à importância da comunicação institucional da Justiça Federal e da construção de uma política de comunicação.
Durante o treinamento, os magistrados terão atividades práticas, aulas teóricas e debates com os profissionais mais renomados da comunicação social do judiciário brasileiro e da imprensa cearense. Eles proporcionarão aos participantes o entendimento das funções, códigos e impactos da comunicação, desenvolvendo a capacidade de obter maior segurança e conscientização quanto ao papel da imprensa, da Assessoria de Comunicação Social. Os juízes também analisarão seu papel, como magistrado e porta-voz institucional, colaborando para organização adequada de suas estratégias de comunicação.
Dentre os temas que serão abordados durante o evento, estão: a relação da mídia com o judiciário, ações em situações de crise, a justiça como produtora de notícias. As dicas práticas para melhorar o desempenho em entrevistas nos diversos meios de comunicação será o foco das oficinas realizadas no curso. Os palestrantes serão profissionais de comunicação do Conselho da Justiça Federal, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, da Justiça Federal no Ceará e, ainda de profissionais da imprensa cearense, rádio, televisão, jornal impresso e mídia eletrônica.
Ao final do treinamento, os magistrados farão uma visita ao Sistema Verdes Mares de Comunicação, onde poderão observar as instalações da imprensa, as redações e o dia-a-dia de trabalho dos profissionais da mídia do Ceará. O primeiro Media Training da JFCE visa construir uma imagem institucional positiva, buscando minimizar ou até mesmo eliminar ruídos, mal-entendidos e lacunas na comunicação entre a instituição e seus diversos públicos.