Na terça-feira, 26/9, os juízes federais André Silveira, da 27ª Vara de Itapipoca, e Fabricio de Lima, da 17ª Vara de Juazeiro do Norte, participaram da cerimônia de formatura do mestrado realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Eles fizeram parte da segunda turma do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário. O curso iniciou-se em 2021.2 e foi composto por 31 magistrados, provenientes de quatorze Tribunais de Justiça e cinco dos seis Tribunais Regionais Federais.
Compuseram a mesa do evento o diretor-geral da Enfam, ministro Mauro Campbell Marques, o diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, ministro Og Fernandes; o secretário-geral da Enfam, Cássio André Borges dos Santos; o coordenador do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário da Escola, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior; e a vice-coordenadora, desembargadora Taís Schilling Ferraz.
O desembargador Samuel Meira Brasil Júnior chamou atenção para os avanços alcançados pela segunda turma. “Realizamos um trabalho empírico, desenvolvemos um trabalho teórico para buscar as causas e apresentar soluções. Os problemas da justiça são os mesmos, mas as nossas respostas são diferentes”, afirmou.
“Estamos construindo novos modelos, modelos de gestão de pessoas, mas especialmente novos modelos mentais, vestindo novas lentes, abandonando nossas crenças, observando sua obsolescência”, disse Thais Schilling Ferraz ao classificar a formatura como o momento de encerramento de um ciclo de transformação.