A produtividade da Justiça Federal no Ceará (JFCE), entre os dias 25 de abril e 1º de maio, alcançou 10.116 movimentações. Este é o sexto levantamento da instituição, que registra um total de 50.917 atos judiciais desde o início do trabalho remoto, em 18 de março.
O bom desempenho pode ser atribuído à adaptação rápida e natural de magistrados e servidores, além da ampla divulgação dos contatos remotos das unidades na capital e interior. Outras soluções também foram postas em prática pela Seção Judiciária, que tem realizado semanalmente sessões virtuais das Turmas Recursais, enquanto que o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) também iniciou experiência de audiências de conciliação telepresenciais.
A partir dessa segunda-feira, 4 de maio, os prazos processuais retomaram o seu curso normal, enquanto que o regime de trabalho remoto segue até o dia 15 de maio, conforme a Portaria nº 42/2020 da Direção do Foro. A decisão de prorrogar o home office está em consonância com o disposto na Resolução nº 314, de 20 de abril de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ato nº 14 do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e leva em consideração as orientações das autoridades de saúde para o enfrentamento à pandemia.
A Seção Judiciária do Ceará tem divulgado semanalmente os seus números de produtividade durante esse período excepcional de forma a garantir a transparência e a prestação de contas à sociedade.