Juízes e servidores responsáveis pelos laboratórios de inovação da Justiça Federal no Ceará (JFCE) e do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) reuniram-se, por meio de videoconferência, nessa sexta-feira, 14/5, para compartilhar experiências e projetos desenvolvidos dentro dos espaços voltados ao desenvolvimento de novas ideias para ações de gestão.
Também participaram do encontro, representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7). O órgão já possui um Comitê de Inovação e está em fase de desenvolvimento de seu laboratório.
Na oportunidade, o juiz federal Leonardo Resende, curador do Laboratório de Inovação da JFCE, intitulado Inovajus, e o supervisor da Seção de Planejamento da Seção Judiciária, Marcos Heleno Moura Filho, falaram sobre os projetos em curso e sobre atual cenário favorável para a disseminação da cultura de inovação. “Vivemos um momento desafiador, que exige capacidade de adaptação às rápidas mudanças ditadas pelos avanços tecnológicos e pelas novas necessidades de nossos usuários. Para enfrentar esses desafios é preciso saber fazer uso de metodologias e ferramentas que estimulem a inovação, a criatividade, a empatia, sempre com foco no destinatário final dos nossos serviços”, afirmou Resende. Ele também noticiou a recente instituição da Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região, com o objetivo de implementar um modelo de governança em rede da política de inovação, visando à potencialização da capacidade institucional de agregação de valor à atividade judicial por meio do desenvolvimento de projetos de impacto.
Ao final do encontro, os participantes discutiram a articulação de uma rede de inovação no setor público no Ceará, a fim de que haja uma colaboração entre os órgãos, por meio da troca de informação, conhecimentos e estratégias direcionadas aos seus laboratórios de inovação.