O Juizado Especial Federal de Juazeiro do Norte – 17ª Vara da Justiça Federal no Ceará – receberá inscriçães para a seleção de Conciliadores, de 12 a 27 de março de 2007, para o preenchimento de 4 (quatro) vagas iniciais. Poderão inscrever-se bacharéis e estudantes de Direito, que estejam cursando a partir do 6º semestre. Os conciliadores selecionados atuarão como “juízes leigos”, tendo contato direto com os jurisdicionados e a prática de todos os atos previstos na Resolução do Conselho da Justiça Federal, que disciplina o assunto. O exercício da atividade é gratuito.
“A existência de conciliadores em uma unidade de Juizado Especial é da mais alta relevância, pois facilita a pacificação dos conflitos, atualmente, o maior objetivo de uma Justiça que se pretenda eficiente e eficaz”, afirma a juíza federal Paula Emília Aragão de Sousa Brasil. O exercício da função de Conciliador constitui título para os concursos públicos promovidos pelos Tribunais Regionais Federais, sendo assegurada ao Conciliador a fruição dos direitos e prerrogativas do Jurado.
Para inscrever-se o candidato deverá comparecer à sede da Justiça Federal, em Juazeiro do Norte/CE, munido de cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão do curso ou de certidão/declaração emitida pela instituição de ensino superior de que cursa o 6º semestre em diante; cópia autenticada da cédula oficial de identidade e curriculum vitae, com foto. A documentação deverá ser entregue no setor administrativo do fórum, onde também será fornecido ao candidato um formulário para preenchimento. A inscrição é gratuita e os pedidos serão recebidos, de segunda-feira a quinta-feira, no horário de 13h às 18h e nas sextas-feiras das 8h às13h.A seleção será feita mediante análise curricular e entrevista pessoal, a ser realizada no dia 30 de março de 2007, a partir das 8h30min, na própria sede da Justiça.
Veja edital na íntegra no site da Justiça Federal no Ceará (www.jfce.gov.br), e no fórum da Justiça Federal, em Juazeiro do Norte, situado na Rua Arnóbio Barcelar Caneca, nº 860 – Bairro Lagoa Seca, fone: (88) 3571-2841/ 3571-1385 – ramal 205, e-mail: zayda@jfce.gov.br.