A Seção Judiciária do Ceará recebeu no dia 24 de julho a visita institucional do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli. Esta foi a primeira vez que o ministro veio à capital cearense depois de tomar posse na Presidência da Corte Superior. O objetivo é promover o diálogo com os operadores do Direito no Estado e ampliar a integração do Judiciário.
Segundo o direto do foro, juiz federal Alcides Saldanha, “a visita é uma oportunidade de conhecer os esforços empreendidos pela cúpula do Poder Judiciário para garantir a unidade da magistratura, o melhor funcionamento da instituição e o melhor atendimento das demandas jurisdicionais”. Ele ressaltou, ainda, a oportunidade de mostrar ao presidente do STF as peculiaridades estaduais e as características dos tipos de causa predominantes na região e as necessidades de solução jurisdicional.
Em sua fala, o ministro Toffoli reforçou a importância de se manter a unidade da magistratura e ratificou seu empenho em “buscar equalizar todas as questões entre as diversas esferas de poder”.
Participaram do encontro, diversos magistrados federais do Ceará, além do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Fernando Marcelo Mendes; o presidente da Associação dos juízes federais da 5ª região (Rejufe), juiz federal Claudio Kitner; secretário-geral do CNJ, desembargador Carlos von Adamek; a secretária-geral o STF, Daiane Nogueira de Lira; o juiz auxiliar da Presidência do STF, Márcio Boscaro; a juíza auxiliar da Presidência CNJ, Camila Plentz Konrath; o presidente e a vice-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, os juízes de direito Jayme de Oliveira e Renata Gil, respectivamente.
Em sua estada em Fortaleza, o ministro também cumpre agenda no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Tribunal Regional Eleitoral (TER-Ce) e Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7).