A Justiça Federal no Ceará recebeu na tarde de ontem, 11 de setembro, cinco participantes do “Programa de Capacitação para Jovens Advogados de Cabo Verde”. Em uma visita guiada pelo diretor do foro em exercício, juiz federal José Parente Pinheiro, os jovens advogados conheceram de perto as instalações, os procedimentos e a rotina de três varas do edifício anexo da Justiça Federal. A 20ª vara, de execução fiscal; a 12ª vara, criminal e a 14ª vara, um juizado especial. “é muito enriquecedor observar de perto o funcionamento de três varas tão diferentes”, comentou a advogada Marizia Lopes.
No edifício sede os jovens de Cabo Verde foram recepcionados pela juíza federal Germana de Oliveira Moraes e pelo juiz federal Alcides Saldanha Lima que os acompanharam pessoalmente na visita a 3ª e a 10ª varas cíveis. “é importante esta troca de experiências entre as realidades do judiciário de diferentes países”, ressaltou a magistrada. Os advogados estão no Ceará desde 9 de agosto e permanecem até 11 de outubro. Durante este período cada um deles estagia em um escritório de advocacia na parte da manhã e no período da tarde recebem aulas na Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará – FESAC.
“Estamos aprendendo muito com o cenário jurídico brasileiro. Em Cabo Verde temos um sistema bem mais simples, com menos órgãos e instâncias, pois somos um estado unitário”, observou a advogada Ana Celeste Fernandes. O programa de capacitação é promovido pela Agência Brasileira de Cooperação, Conselho Federal da OAB e Conselho Seccional do Ceará, Ordem dos Advogados de Cabo Verde e Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará. Estes cinco jovens compõem o programa piloto que se inicia no Ceará incluirá todo o território nacional.