A Justiça Federal no Ceará (JFCE) realizou, entre os dias 7 e 11 de outubro, o curso “Fluxos do PJe”, como parte de um projeto abrangente destinado ao desenvolvimento e aprimoramento das funcionalidades do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Com 35 horas de carga horária, o curso visa contribuir para a melhoria dos sistemas processuais em nível nacional.
Ministrado pelos servidores Erick Gama e Anderson Peres, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o curso contou com a participação de 20 alunos. A primeira etapa do evento ocorreu de forma presencial na sede da JFCE, em formato de laboratório de informática. A segunda etapa será composta por oficinas realizadas por videoconferência, que acontecerão semanalmente, com duração de uma hora, ao longo de cinco semanas após o encontro presencial.
O projeto, liderado pelo Laboratório de Inovação da JFCE (INOVAJUS), abrange iniciativas como o curso de desenvolvimento de fluxos na Seção Judiciária do Ceará (SJCE), com convite para representantes de todas as Seções Judiciárias e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Além disso, inclui a criação de equipes internas de Tecnologia da Informação (TI) e negócios, a formação de um grupo regional nessas áreas e a participação no Fórum Nacional de Fluxos, que reunirá representantes dos Tribunais Regionais Federais da 1ª, 3ª e 5ª Regiões.