Uma bela aula de política, economia e (por que não?) retórica. A palestra “Conjuntura política e econômica brasileira”, proferida na última sexta-feira pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), lotou o auditório do prédio da Justiça Federal em Fortaleza. O evento contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha e outras autoridades do meio jurídico, bem como estudantes, populares, políticos e empresários do estado.
Na palestra, Ciro Gomes fez um retrospecto histórico da industrialização brasileira, bem como uma explanação da conjuntura econômica atual. Na opinião do deputado, se por um lado houve uma exacerbação do ímpeto consumista; por outro, não foram globalizados fatores como emprego e geração de renda. “A única coisa que se globalizou foi o padrão de consumo”, afirmou Ciro Gomes.
A professora universitária, Nirleide Saraiva Coelho, elogiou a palestra. “O Ciro foi brilhante. Principalmente quanto às exposições políticas e macro-econômicas”, afirmou a professora. João Batista de Almeida, também elogiou a palestra, apesar de reconhecer que ela tenha não despertado sensações muito positivas. “Infelizmente tenho que concordar com as palavras de Ciro. O povo está pensando que o caminho não é pela política, mas é!”, afirmou João Batista.