A Seção Judiciária do Ceará participou nessa segunda-feira, dia 12 de junho de 2006 da solenidade de Abertura da 2ª Oficina do Programa GESAC Ceará Livre, evento promovido pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará, que acontece no período de 12 a 16 de junho de 2006. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Educação – SEDUC e o Ministério das Comunicações.
Na oportunidade, o diretor da Secretaria Administrativa, Agnor do Carmo Silva Junior, falou aos participantes do evento sobre o acesso descentralizado aos Juizados Especiais Federais no Ceará e destacou a criação dos postos de atendimento da Justiça Federal e os serviços prestados, já disponíveis em Fortaleza, no Centro Comunitário Tancredo Neves e na Casa do Cidadão do Shopping Diogo e no Município de Guaramiranga – CE.
Apesar de ser um evento voltado para a área de educação, a participação da Justiça Federal nesse encontro foi “muito significativa e oportuna” como salientou a Supervisora do Núcleo de Educação à Distância – NUEAD, Zaira Maria Siqueira, uma vez que “despertou os profissionais da educação a conhecerem um pouco mais sobre as atividades da Justiça Federal no Ceará”, acrescentou.
A informação do tempo médio de tramitação do processo virtual, desde a petição inicial ao arquivamento, em 112 dias, e do tempo médio de tramitação entre a petição inicial e a prolação da sentença, em 27 dias, causou entusiasmo nos participantes. Outra informação do interesse dos profissionais da educação foi quanto aos serviços prestados no posto de atendimento. Alguns educadores ficaram ansiosos quanto à criação de postos de atendimento em seus municípios.
“Esse Projeto de descentralização da Justiça Federal foi levado ao conhecimento dos participantes da 5ª Oficina de Inclusão Digital, no encontro realizado na- PUC (Pontifícia Universidade Católica), em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, no dia 9 de junho de 2006”, informou Ivonilde Sólon Rodrigues, Assessora das Entidades Comunitárias, do Centro Comunitário Tancredo Neves, em Fortaleza-CE, participante dessa Oficina e presente na solenidade de Abertura da 2ª Oficina do Programa GESAC Ceará Livre.
A Justiça Federal no Ceará foi representada pelo diretor da Secretaria Administrativa, Agnor do Carmo Silva Junior, a diretora do Núcleo da Tecnologia da Informação, Helena Gurgel e o Assessor de Comunicação Social, Luiz Gonzaga Feitosa do Carmo. Em nosso site – www.jfce.gov.br – notícias, você pode ler mais sobre o GESAC – Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão – e os postos de atendimento da Justiça Federal no Ceará.