Nesta quarta-feira, 29 de maio, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) realizou uma reunião preparatória para a Segunda Semana Regional de Conciliação, que ocorrerá de 19 a 23 de agosto de 2024. Durante essa semana, a JFCE oferecerá oportunidades para a resolução consensual de conflitos por meio de audiências de conciliação, com foco especial nas pessoas com deficiência auditiva, visual, física, mental, autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral ou em condições semelhantes. Além disso, serão disponibilizados serviços e atendimentos de cidadania prestados por instituições parceiras.
No encontro desta quarta, o juiz federal Dartanhan Rocha abriu o evento e facultou a palavra a todos os presentes. Representantes de várias entidades e comissões de defesa dos direitos das pessoas com deficiência compartilharam suas expectativas em relação à Semana de Conciliação e expuseram os problemas enfrentados no dia a dia.
Na reunião foram enfatizadas as demandas que poderão ser atendidas durante a Semana de Conciliação. Entre os tópicos discutidos na tarde desta quarta-feira, destacaram-se a necessidade urgente de neuropediatras e psiquiatras para atendimento, diagnósticos qualificados, laudos, serviços diversos como adesivos e cordões, medicamentos, qualificação de profissionais que trabalham na área, rodas de conversa com especialistas, necessidade de órteses e próteses, capacitação de motoristas de transportes acessíveis, passe livre e acessibilidade.
Estiveram presentes na reunião representantes de diversas entidades e comissões de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, como Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), Secretaria de Direitos Humanos, Associação Fortaleza Down, Instituto Vidas, dentre outros, além de membros da JFCE.
No final do encontro, as entidades se comprometeram a enviar, por e-mail, as demandas objetivas e passíveis de serem realizadas na Semana Regional de Conciliação. Nova reunião já está agendada para o dia 19 de junho.