A Justiça Federal no Ceará (JFCE) promove, no dia 7 de novembro, o seminário “Justiça Restaurativa”, que contará com a presença de especialistas no tema. O evento será realizado às 14h, no auditório da JFCE, e faz parte das iniciativas voltadas para a promoção de práticas de resolução de conflitos pautadas no diálogo e na pacificação social.
O evento contará com a participação da juíza federal Gabriela Fontenelle, da JFCE, e do juiz de direito Edilberto Oliveira, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que atuarão como debatedores, enriquecendo o diálogo com suas experiências no sistema judiciário.
Entre as palestrantes estão Cristiane Holanda, gestora da Coordenadoria de Mediação, Pacificação e Cultura de Paz (COMPAZ) da Secretaria da Proteção Social do Ceará, que abordará o tema “Justiça Restaurativa e Cultura de Paz: Conceitos e História”. Cristiane trará uma visão geral sobre a origem e os princípios que fundamentam a justiça restaurativa, destacando a importância dessas práticas na construção de uma sociedade mais pacífica e inclusiva.
Outra palestrante será Nádia de Paula, coordenadora de Justiça Restaurativa da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará, que discutirá o tema “Justiça Restaurativa, Políticas Públicas e Direitos Humanos”. Nádia tratará da integração da justiça restaurativa nas políticas públicas e sua relevância para a promoção dos direitos humanos, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
O seminário é aberto ao público e faz parte dos esforços da Justiça Federal para disseminar e fortalecer a cultura de paz por meio da justiça restaurativa, promovendo um sistema mais humanizado e focado na reparação dos danos e na restauração das relações entre as partes envolvidas.
Serviço:
Data: 07 de novembro
Horário: 14h
Local: Auditório da JFCE (Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – 5º andar)