É com imenso pesar que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 comunica o falecimento do desembargador federal emérito Nereu Pereira dos Santos Filho, membro da primeira composição da Corte. O magistrado morreu na manhã desta terça-feira (9/01), aos 90 anos, de causas naturais. O velório será realizado das 16h de hoje até as 9h da quarta-feira (10/01), quando haverá o sepultamento, no Cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, em João Pessoa (PB).
Em razão da morte do desembargador federal emérito, o presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, decretou luto oficial de três dias na Corte e nas Seções Judiciárias de 1º Grau da 5ª Região, bem como o hasteamento das bandeiras a meio mastro, durante o período.
Nereu Santos era natural de Campina Grande (PB) e bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Ingressou no TRF5 em março de 1989, na vaga destinada ao representante do Ministério Público, pelo quinto constitucional, atuando como presidente da Corte de 1996 a 1997. Aposentou-se do Tribunal em fevereiro de 2003.
Antes de integrar o TRF5, o magistrado foi promotor de Justiça, procurador da República, professor universitário e membro do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Figura admirada e respeitada nas comunidades jurídica e acadêmica, Nereu tem seu nome gravado no Fórum da Subseção Judiciária de Campina Grande, em reconhecimento à excelência de sua atuação na Justiça Federal e à sua dedicação ao serviço público.
Neste momento de luto, a JFCE se solidariza com a família do desembargador, os(as) amigos(as) e todos(as) que se sentiram inspirados(as) por sua vida e atuação jurídica.