Nesta quinta-feira, 24 de outubro, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) realizou a segunda edição do “Momento Legado”, uma cerimônia em homenagem aos servidores aposentados e àqueles com 30 anos ou mais de serviço prestado à instituição. O evento marcou o encerramento da programação do Mês do Servidor, ação promovida pelo Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da JFCE (+VidaJus), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará (Sintrajufe), em comemoração ao Dia do Servidor Público.
A abertura contou com a apresentação do Coral Vozes da Justiça e a saudação da juíza federal diretora do Foro, Gisele Sampaio, que destacou a importância dos servidores para a instituição: “As pessoas que fazem a Justiça Federal no Ceará são a sua maior riqueza. Posso testemunhar que algumas das melhores e mais competentes pessoas que conheci fazem parte desse corpo de servidores. Hoje, quero homenagear cada um de vocês, representados aqui por Jorge Soares, que foi meu primeiro chefe como analista e faleceu em 2023, e Fernando Alexandre de Araújo, que é um dos homenageados de hoje. A minha palavra de hoje é gratidão. Obrigada pelo trabalho, pelo empenho, pelo esforço extra e por acreditarem. Nossa instituição é o que é hoje graças à contribuição de vocês.”
A diretora do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), Deive Rose Tindou, também parabenizou os homenageados: “Aos servidores que completam 30 anos ou mais de dedicação, que essa conquista seja mais do que uma lembrança do tempo passado, mas um testemunho de compromisso e dedicação à justiça. A aposentadoria não é o fim de uma jornada, mas o começo de um novo ciclo, com novas oportunidades e um merecido descanso.”
Na sequência, foram entregues placas de homenagem a 17 aposentados, e o servidor Luís Gonzaga, representando o grupo, declarou: “Estamos gratos por tudo o que fizemos e aprendemos na JFCE. Nosso legado é este: chegarmos até aqui, cumprirmos com nossa missão e sermos agradecidos. Se estamos aqui celebrando este momento, é porque devemos, antes de tudo, à nossa família.”
Entre os homenageados, houve uma menção especial a Suyanne Caminha Sabóia Barbosa, recentemente falecida. Seu esposo, Adriano Vasconcelos, recebeu a placa em sua homenagem.
Após a entrega das placas, foram distribuídos bottons comemorativos aos servidores com 30 anos de JFCE. Engelberg Belém Pontes, representando esse grupo, falou sobre o significado do trabalho realizado: “Parabenizo todos os colegas aposentados e os que completam 30 anos na Justiça. Nosso trabalho é significativo e faz a diferença na sociedade.”