Em celebração ao Dia da Assistente Social, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) prestou homenagem, nesta quarta-feira, 15/05, às peritas sociais que atuam no âmbito dos Juizados Especiais Federais (JEF). A iniciativa da 26ª Vara Federal visa reconhecer a importância do trabalho exercido por essas profissionais na efetivação da atividade jurisdicional.
O evento foi aberto pela diretora de secretaria da 26ª Vara, Gabriela de Sousa, que destacou o papel fundamental das peritas nos juizados especiais. O momento foi escolhido para homenageá-las e estreitar laços entre a Justiça Federal e as peritas. “Dar a elas a sensação de pertencimento, que conheçam a instituição e se sintam parte, pois são profissionais que merecem toda a nossa deferência”, pontuou Gabriela.
Em seguida, o juiz federal da 26ª Vara, Sérgio Fiuza Tahim, agradeceu a disponibilidade, responsabilidade e competência de cada uma das peritas. Ele frisou que o trabalho delas é fundamental para a decisão judicial que mudará a vida de uma família. “Hoje, só na 26ª Vara, temos 2.167 processos de Benefícios de Prestação Continuada (BCP) e todos, além de outros processos, necessitam do trabalho e olhar apurado das peritas sociais”, lembrou o juiz. O diretor de Secretaria da 13ª Vara, Vinicius Sousa, ressaltou o caráter sensível das mulheres que fazem parte desse trabalho e parabenizou o delicado e difícil trabalho social que elas exercem.
O juiz federal da 19ª Vara, município de Sobral, Thiago Carvalho, não pôde estar presente, mas gravou um vídeo felicitando as peritas sociais pelo seu dia. “As cuidadosas análises, avaliações e laudos produzidos por vocês são essenciais para que possamos compreender as complexidades sociais e humanas de cada caso. É através dos olhares sensíveis e especializados de vocês que conseguimos assegurar que as decisões sejam tomadas da maneira mais justa e adequada”, concluiu o magistrado.
A oficiala de justiça da 13ª Vara, Rafaela Lima, deu uma explicação geral sobre o funcionamento e as ações da JFCE e sua jurisdição. Ela enalteceu a competência especializada necessária para o trabalho de perícia, que permite uma vida mais digna aos cidadãos que não conseguem prover sua subsistência ou de sua família. “Fazer o bem resume o trabalho de vocês”, disse Rafaela.
Falando por todas as peritas presentes, Aline Coutinho e Jerusa de Castro Almeida agradeceram a homenagem e a oportunidade de estarem no evento. Elas ressaltaram a importância de serem escutadas e compartilharam um pouco da experiência em campo das peritas sociais nas várias Varas Federais onde trabalham. “Essa profissão é imprescindível para o Poder Judiciário. Precisamos olhar para a universalidade para entender a particularidade. Em cada residência que visitamos, temos que olhar para o autor e para toda a família, pois ali somos os olhos do juiz que vai decidir e julgar”, finalizou Jerusa.
A homenagem ao Dia da Assistente Social foi concluída com a servidora Gina Emanuela, que cantou junto com todos os presentes uma canção que fala sobre o caminho a ser seguido por todos.