O advogado recebeu medalha pela relevante contribuição ao Judiciário Federal Cearense
Na manhã de hoje (1), às 9h30, ocorreu solenidade de entrega da medalha Juiz Federal Roberto de Queiroz, a mais alta condecoração da Seção Judiciária, a Valdetário Andrade Monteiro, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em virtude da sua relevante atuação em prol do Judiciário Federal Cearense.
A honraria foi entregue pelo diretor do Foro, juiz federal Bruno Carrá, no auditório do edifício-sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE). O magistrado ressaltou a atuação do homenageado: “Valdetário é símbolo da convivência harmônica e cooperativa entre advocacia e o Judiciário Federal, contribuindo para o atendimento efetivo e digno aos cidadãos”.
Esse entendimento é compartilhado pelo desembargador federal Leonardo Carvalho, que salientou o trabalho de Monteiro junto aos advogados que atuam no Judiciário Federal. “Não é à toa que ele foi escolhido para fazer parte do CNJ. Sabemos que além de seu olhar para o horizonte nacional, ele terá sempre um olhar mais atento ao Judiciário de nosso Estado”, explicou.
Na cerimônia, o juiz federal Leonardo Resende, diretor do Foro à época em que Valdetário Monteiro era presidente da OAB Ceará, também elogiou a atuação do homenageado. “Ele foi grande um grande colaborador. Sempre exerceu de maneira muito altiva e independente a defesa dos interesses da advocacia cearense, mas o fez sempre pautado por uma posição de absoluto respeitos às instituições. Atuando de forma cooperativa, em busca de soluções que representassem efetiva evolução na maneira como os serviços judiciários são prestados aos cidadãos e aos advogados”, explanou.
Após o recebimento da medalha, Valdetário Monteiro discursou sobre o atual trabalho como conselheiro do CNJ, onde atua como um servidor do Poder Judiciário. “A convivência no CNJ tem demonstrado que não há diferença entre o cidadão que vem do interior do Ceará e de São Paulo ou Minas Gerais, o conhecimento há de nos nivelar e nos aproximar”, conta.
A ocasião foi prestigiada também pelo presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, que destacou a representatividade da honraria. “Todo sacrifício e dedicação à advocacia está sendo laureado com a mais alta comenda da Justiça Federal no Ceará e pela posse no CNJ, representando os mais de 37 mil advogados cearenses”, disse.
O momento também foi marcado pela entrega dos selos comemorativos dos 50 anos da reinstalação da JFCE ao presidente da OAB CE e da entrega de carteiras funcionais a 50 novos advogados.
Homenagem
Segundo o diretor do Foro, a medalha Juiz Federal Roberto de Queiroz foi implementada para registrar o reconhecimento da JFCE por pessoas que tenham contribuído com a Justiça Federal no Brasil e no Ceará. “Valdetário, enquanto presidente da Ordem, promoveu uma relação mais próxima entre os advogados e o Judiciário Federal. Agora no CNJ tem se associado a diversos pleitos institucionais da Justiça Federal, possibilitando a melhoria dos equipamentos da JFCE para melhor atender, sobretudo, os jurisdicionados mais vulneráveis, que na maioria das vezes dependem da assistência pública para manter suas vidas”, ressaltou.
A medalha também foi concedida ao ministro Cesar Asfor Rocha, em 2004, e à servidora Marianne Saunders Pacheco, em 2005. A concessão da homenagem é deliberada pelo Conselho Consultivo de Administração da Justiça Federal no Ceará.
Monteiro é advogado, professor de Direito, conselheiro federal da OAB e representante institucional da OAB no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), membro honorário vitalício (MHV) da OAB/CE, membro Academia Cearense de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados do Ceará.