Nove policiais judiciais da Justiça Federal no Ceará (JFCE) foram qualificados no Curso de Formação de Agentes de Polícia Judicial, que teve seu encerramento na última sexta-feira, 12 de julho. Este foi o primeiro treinamento desse tipo realizado na região Nordeste, contando com 20 alunos ao todo, provenientes de diferentes órgãos do Judiciário.
A cerimônia de encerramento, realizada no auditório da Aesp, contou com a presença da diretora do Foro da Justiça Federal no Estado do Ceará, juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara, que destacou a importância da parceria entre as instituições e expressou sua gratidão. “O que desejo nesse momento é que esse seja o primeiro de muitos atos, de muitos passos, de uma parceria muito exitosa. Agradeço a cada um e a cada uma pelo empenho, pela dedicação, hoje, e em toda a sua carreira, e pela generosidade da Aesp, do TRE, e do TRT em nos permitir fazer parte desse momento”, afirmou a magistrada.
O curso foi promovido por meio de cooperação entre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). A formação incluiu aulas teóricas e práticas, abordando temas como Legislação Aplicada e Direitos Humanos; Atividade de Inteligência; Segurança de Áreas e Instalações; Sobrevivência Policial e Atendimento Pré-Hospitalar; Técnicas Operacionais Aplicadas à Polícia Judicial; Uso Legal e Seletivo da Força; Gerenciamento de Crises e Noções de Artefatos Explosivos; Direção Policial; e Segurança e Proteção de Dignitários.
O coronel Giovane Martins, diretor do Núcleo de Inteligência, Segurança e Transporte da JFCE ressaltou a importância do curso para excelência no desempenho das atividades de segurança institucional onde os policiais judiciais são capacitados nas diversas áreas que compreendem seus misteres. E completou, “O presente curso é um divisor de águas na carreira de Agente de Polícia Judicial com impacto direto na valorização tanto do profissional como de seu cargo e reflexo direto na melhoria da qualidade nos serviços disponibilizados à sociedade pela Justiça Federal no Ceará”.
Além da diretora do Foro da JFCE, estiveram presentes gestores e autoridades da Aesp, do TRE-CE e do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE).