“Fomos a Seção que mais sentenciou em 2005!” A frase ecoou forte do coração do juiz federal diretor do Foro, Danilo Fontenelle Sampaio, ao receber do Corregedor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luis Alberto Gurgel de Faria, que esteve na Seção Judiciária, nessa sexta-feira, dia 3 de fevereiro, a notícia de que o levantamento estatístico anual da média de sentenças de todas as varas da 5ª Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) aponta a Seção Judiciária do Ceará em primeiro lugar, em sentenças proferidas nas varas cíveis, varas criminais e varas de execução fiscal.
A Corregedoria fez o levantamento estatístico anual da média de sentenças de todas as varas da 5ª Região, por Seção, dividindo os dados em cinco categorias: sentenças de varas comuns, sentenças de varas cíveis, sentenças de varas criminais, sentenças de varas de execução fiscal e sentenças de juizados especiais. .Em segundo lugar destacou-se o Ceará em sentenças proferidas pelas varas comuns e um quarto lugar em sentenças proferidas pelos juizados especiais.
Atualmente tramitam na 5ª Região cerca de 798.935 processos, estatísticas de novembro de 2005. Somente a Seção Judiciária responde por 309.326 processos ou 38,7% de toda a carga processual. Segundo dados estatísticos informados pela Seção de Análise e Apoio Administrativo da Seção Judiciária do Ceará, foram distribuídos em 2005 cerca de 141.150 processos e arquivados 53.138 processos. Foram julgados 71.712 processos em 2005 e foram realizadas 2.939 audiências na Seção Judiciária do Ceará.
Com dados estatísticos positivos, a manifestação dos juízes foi expressiva. Segundo o juiz federal José Maximiliano Machado, titular da 18ª Vara, em Sobral – CE, “os resultados demonstram que, se quisermos, poderemos ser a melhor seção judiciária da Região. Temos potencial, vontade e, aos poucos, condições materiais mais adequadas”. O juiz federal diretor do foro, Danilo Fontenelle Sampaio, ressalta que tudo isso é fruto de todo um trabalho de todos os servidores das varas, dos diretores de secretaria, da secretaria administrativa e de dos juízes, e acrescentou “juntos conseguimos realizar tal feito e juntos, enfatiza, conseguiremos muito mais!”
Confira as planilhas de produtividade: