Nesta terça-feira, 28 de maio, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) participou da Oficina Jornada do Usuário do PID – Ponto de Inclusão Digital, na Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa, promovida em conjunto pelos laboratórios de Inovação LabLuz (TJCE) e Inovajus (JFCE), visa melhorar o atendimento ao público e otimizar os serviços prestados pelos PIDs.
A oficina contou com a presença de servidores de ambos os órgãos, incluindo aqueles que trabalham diretamente com o atendimento ao público e representantes de diversas varas, garantindo uma visão abrangente das necessidades dos usuários. Welkey Costa, coordenador do LabLuz, conduziu a oficina utilizando a metodologia do Design Thinking. O objetivo inicial foi mapear a jornada do usuário do PID, identificando os pontos de contato desde o primeiro até o último, geralmente marcado pela participação em uma audiência.
Os participantes realizaram um brainstorming para identificar todos os possíveis pontos de contato dos usuários com o PID, focando na melhoria dos serviços prestados. Em seguida, foram divididos em grupos para criar personas fictícias, ajudando a compreender as necessidades, comportamentos, motivações e frustrações dos usuários finais. As equipes classificaram a percepção dessas personas em relação aos serviços do PID, utilizando marcadores como encanto, surpresa, indiferença, decepção e frustração. Isso permitiu identificar os pontos que precisam ser aprimorados para garantir a qualidade e o sucesso dos PIDs.
Os laboratórios de Inovação de ambos os órgãos saíram da oficina com a missão de continuar o desenvolvimento de planos de ação necessários para melhorar a Jornada do Usuário do PID. Essa parceria envolve o TJCE, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e a Seção Judiciária do Ceará (SJCE).
A oficina e os trabalhos subsequentes ao longo do segundo semestre de 2024 estão alinhados com a Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
PIDs
Os PIDs são destinados à realização de atos processuais, como depoimentos de partes, testemunhas e outros colaboradores da justiça, utilizando sistemas de videoconferência. Inicialmente, eles serão instalados nos fóruns das Comarcas de Penaforte, General Sampaio e Tejuçuoca, além da Casa do Cidadão de Barbalha e no Vapt Vupt de Messejana, em Fortaleza.