A Justiça Federal no Ceará recebeu nesta terça-feira, 14/02, a Coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa no Ceará (CJR), a defensora pública estadual, érica Regina Albuquerque de Castro Brilhante Farias, e o representante da Organização Humanitária Internacional Terre dês Hommes (TDH), Antônio Renato Gonçalves Pedrosa, para tratar de assuntos pertinentes à Justiça Restaurativa.
O encontro foi conduzido pelo Diretor do Foro da JFCE, juiz federal Alcides Saldanha Lima, com a participação do Coordenador da Central de Conciliação e Mediação e do Centro de Justiça Restaurativa desta Seccional, juiz federal Dartanhan Rocha, da juíza federal Gabriela Lima (Membro do Conselho Deliberativo do CJR desta Seccional) e da equipe técnica do CJR da Justiça Federal no Ceará.
Na ocasião, érica Albuquerque Brilhante falou sobre sua experiência à frente da Justiça Restaurativa no Estado do Ceará, e das parcerias firmadas com instituições afins, e demonstrou interesse em firmar parceria com a JFCE. A Defensora Pública informou também sobre o recém-criado Comitê Interinstitucional de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, e da importância de a Justiça Federal compor esse Comitê.
A Direção do Foro da JFCE manifestou interesse e entrará em contato com a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, para firmar acordo de participação da Justiça Federal no Ceará no Comitê Interinstitucional da Justiça Restaurativa e Cultura de Paz.
Nas conversações, o diretor da JFCE e a equipe Gestora do CJR desta Seccional propuseram à defensora publica que o próximo curso de formação de facilitadores seja realizado na sede da Justiça Federal. Na oportunidade, servidores da Justiça Federal no Ceará também participarão do curso de formação sobre Justiça Restaurativa.
Ficou acordada nessa reunião a possibilidade da realização do seminário estadual sobre Justiça Restaurativa, a ser realizado no auditório da JFCE, em novembro deste ano, ocasião em que será comemorada a Semana Nacional de Justiça Restaurativa no Brasil.
Após a reunião, a defensora pública érica Brilhante e o representante da Organização Humanitária Internacional Terre dês Hommes (TDH), Antônio Renato Gonçalves Pedrosa, foram convidados para conhecer as instalações do Centro de Conciliação e Mediação, onde há instalado o Centro de Justiça Restaurativa da Justiça Federal.