AÇÕES CONJUNTAS GARANTEM FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE SEGURANÇA JUDICIÁRIA E AGENTES PÚBLICOS DA ÁREA DE SEGURANÇA DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Com o objetivo de garantir a melhor formação e capacitação dos Agentes de Segurança Judiciária da JFCE, o Diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, Juiz Federal Leonardo Resende Martins, visitou nesta segunda-feira, 07/11, a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). O professor doutor Elcio Batista, Secretário Executivo da AESP, recepcionou o Magistrado Federal, que foi acompanhado do Diretor da Secretaria Administrativa da JFCE, Antônio Carlos Marques, e dos agentes Luiz Antônio Aquino Santos e Deocles Duarte de Oliveira Junior.
A visita teve como objetivo a realização de convênio com a Academia de Polícia para que os Agentes de Segurança Judiciária da JFCE possam ter capacitação contínua, nos vários cursos oferecidos pela AESP, relacionados com as atribuições do cargo de Agente de Segurança Judiciário da Justiça Federal.
Em verdade, a visita do Diretor do Foro da JFCE à Academia Estadual de Segurança Pública é um desdobramento da visita realizada ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, Coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, em 26 de julho de 2011. Naquela oportunidade, ficou acertada a visita à AESP, para acertar os termos da assinatura de convênio, para a capacitação em comento e a contrapartida da JFCE em oferecer cursos e seminários para os alunos da Academia.
Durante o encontro, o Juiz Federal Leonardo Resende Martins disse ao Secretário Executivo da AESP que a Justiça Federal no Ceará colocará à disposição da Academia cursos e seminários do interesse dos agentes públicos da área de segurança do Governo do Estado do Ceará, realizados pela JFCE. Magistrados federais e servidores poderão administrar palestras nos vários cursos de formação da Academia, argumentou o Diretor do Foro da JFCE.
Visitas às instalações:
JFCE e AESP – Simbiose
Para o Secretário Executivo da AESP “é uma honra para a Academia criar essa simbiose com outras instituições, sobretudo com a Justiça Federal”. A Academia está de portas abertas, concluiu o Secretário Elcio Batista. Ainda, segundo Elcio Batista, “é um desafio muito grande integrar toda a segurança pública do Estado do Ceará: polícia militar, polícia forense, polícia federal, Corpo de Bombeiros”. Todavia, segundo Elcio Batista, “estamos colhemos os melhores resultados para o Estado e para a Segurança Pública”.
As palavras do Secretário Executivo da AESP encantaram o Diretor do Foro e a comitiva da JFCE. “A parceria da Justiça Federal vai ajudar muito”, salientou Elcio Batista. “Queremos criar uma rede de relacionamentos muito forte com outras instituições e usufruir dessas experiências para bem capacitar nossos agentes”, argumentou o juiz federal Leonardo Resende Martins, ao final, e acrescentou: “essa aproximação é fundamental; redes de confiança são criadas. A troca de experiências é fundamental”.
AESP – A mais moderna Academia do Brasil
Em um formato inédito no País, a Academia unificou a grade curricular dos alunos (policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros), e permitiu no mesmo local a realização de cursos de formação, graduação e especialização nos três turnos.
{galeria}noticias/2011/11/08/galeria-aesp/{/galeria}
Ao todo, a Academia tem mais de 12 mil metros quadrados de área. São cinco pavimentos, estande de tiro, três auditórios, piscina, quadra poliesportiva, refeitório, academia de ginástica e biblioteca. A estrutura garante aos alunos um equipamento de primeira qualidade onde podem se dedicar integralmente aos estudos e ao treinamento no período de formação.
De acordo com Elcio Batista, a Academia tende a ser uma universidade, uma instituição de ensino superior, à nível de graduação e pós-graduação.