A Justiça Federal no Ceará (JFCE) encerrou a edição 2024 do Programa Selo Unidade Verde, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a organização dos espaços de trabalho. Ao todo, cerca de 75 unidades foram avaliadas, e aproximadamente 58 delas atingiram os critérios necessários para a obtenção do selo, que reconhece as boas práticas de gestão ambiental e logística sustentável.
O programa, iniciado em 2023, tem como objetivo principal garantir o descarte adequado de bens e materiais não utilizados, além de promover a organização dos ambientes de trabalho. Entre os itens devolvidos pelas unidades, destacam-se microcomputadores, monitores, estantes, poltronas, bem como materiais de escritório, como grampeadores e perfuradores. Esse processo de reaproveitamento e descarte evita o desperdício e contribui para a otimização do uso de recursos públicos.
“Após verificarmos um acúmulo de bens e materiais sem serventia, estocados, ocupando espaço e tornando o ambiente de trabalho desorganizado e insalubre, surgiu a ideia de criar um programa com o objetivo de estimular o consumo consciente e evitar o desperdício, além de trazer bem-estar ao ambiente de trabalho”, ressaltou Raquel Aguiar, do setor Socioambiental JFCE.
A implementação do Selo Unidade Verde aconteceu por meio da Portaria nº 447/2023 da Diretoria do Foro da JFCE. O programa alinha-se com o Plano de Logística Sustentável (PLS), as Resoluções CNJ 400/2021 e 550/2024, o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário (2021-2026), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-12) da Agenda 2030, além do Plano Estratégico da Justiça Federal 2021-2026 e do Plano Estratégico da Justiça Federal da 5ª Região 2021-2026.
Além da necessidade de aumentar a produtividade e otimizar o atendimento ao público, o programa prevê a valorização de iniciativas que contribuem para a sustentabilidade ambiental das atividades públicas. O sucesso da edição 2024 reflete o esforço conjunto das unidades participantes e da Comissão Socioambiental, que realizou vistorias para garantir o cumprimento dos critérios estabelecidos.