As enchentes provocadas pelas chuvas em vários municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro e em outros do Estado de Minas Gerais têm sido manchete diária nos veículos de mídia regionais e nacionais. Trata-se de situação calamitosa que alça um elevado número de famílias ou o que, infelizmente, restou delas, à situação de sem-teto, sem-comida.
Sensibilizado com a situação e convicto de que a Justiça Federal, além das suas funções legais, pode e deve realizar, enquanto instituição, outras ações em benefício da sociedade, bem assim levando em conta a colocação salarial e social dos servidores desta Casa, afora o auto grau de solidariedade ínsita no povo brasileiro, a Direção do Foro, na pessoa do juiz federal José Parente Pinheiro, tomou iniciativa para algumas medidas, no sentido de prestar a nossa contribuição à causa.
Neste momento inicial, a Direção do Foro encarece a manifestação de voluntários para coordenar o recebimento de mantimentos roupas e alimentos) nos diversos prédios da Justiça Federal no Ceará, com o auxílio desta Diretoria e da estrutura da Secretaria Administrativa. Após, definidos os colaboradores, serão feitos contato com entidades que possam ser intermediárias e operacionalizar o envio do arrecadado.