A Justiça Federal no Ceará (JFCE) comemora o desempenho positivo nos seus indicadores do Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal da 5ª Região, ciclo 2021-2023. A Seção Judiciária alcançou 67% das metas no período, cumprindo 10 dos 15 indicadores. Entre os que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS), estão: consumo de água e esgoto, gestão de resíduos, consumo de papel, quantidade de impressões e uso de copos descartáveis.
Principais Resultados:
- Consumo de Água e Esgoto: A meta do PLS era uma redução de 12%. A JFCE superou essa meta, alcançando uma redução de 30%. Esse resultado foi obtido pela instalação de arejadores em praticamente todas as torneiras dos prédios da JFCE e pela implementação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais e de condicionadores de ar no edifício-sede.
- Consumo de Papel e Impressões: As metas eram a redução de 13% no consumo de papel e de 52% na quantidade de impressões. A JFCE conseguiu uma significativa redução de 81% no consumo de papel e 95% na quantidade de impressões. Esses resultados foram alcançados com ações como a virtualização dos processos, acompanhamento das solicitações ao almoxarifado, campanhas para devolução de resmas sem uso e incentivo a impressões frente e verso.
- Uso de Copos Descartáveis: A meta era uma redução de 10%, porém a JFCE obteve uma redução de 64%. As campanhas de incentivo ao uso de canecas, garrafas e squeezes foram determinantes para esse sucesso.
- Reciclagem: A meta era aumentar em 6% a quantidade de material destinado à reciclagem, mas a JFCE superou esse índice com um acréscimo de 71%. Esse aumento foi impulsionado por campanhas de sensibilização sobre a importância da destinação correta dos resíduos e pela parceria com uma associação de catadores que realizou oficinas de conscientização.
Para mais informações, veja o inteiro teor do PLS, acesse o Portal da Justiça Federal no Ceará e siga nossas redes sociais.