De 10 a 14 de março, a Justiça Federal lança oficialmente o Programa Nacional de Capacitação dos seus servidores. O PNC consiste em um conjunto de princípios, diretrizes e objetivos que auxiliarão nas competências dos profissionais da instituição, através da formação e do aperfeiçoamento. O programa foi pensado desde 2006 e aprovado por unanimidade pelo Conselho da Justiça Federal para ser desenvolvido em todas as seções judiciárias do País.
Na Seção Judiciária do Ceará, o setor de Recursos Humanos organiza, durante a semana, ações para apresentar aos servidores o PNC. Nesta quarta-feira, Luiz Antônio Ferraro Júnior, um dos responsáveis pela elaboração do programa, realizou uma palestra sobre os aspectos metodológicos do programa. “A idéia é que o PNC seja permanente e que envolva 100% da Justiça Federal, não apenas os gestores”, afirmou o palestrante.
O processo de elaboração do PNC pelo Conselho teve a participação de equipes das cinco regiões da Justiça Federal. De acordo com Luiz Antônio Ferraro, a metodologia do programa é sustentada em três eixos: “pesquisação”, “cardápio de aprendizagem” e “comunidade aprendente”. O primeiro eixo é o momento do estudo da realidade em que o servidor trabalha. Na segunda etapa, o servidor deve buscar novas ferramentas para responder às questões surgidas pelo estudo, uma opção é a interação no Portal do Conhecimento, espaço desenvolvido pelo PNC para as trocas de materiais de cursos, fórum de discussões, entre outras funções.
Para o palestrante, o último eixo resgata a dimensão da socialização. “A menor unidade de aprendizagem do plano deve ser o grupo. A cultura organizacional surge nas ações de cada grupo”. Na realização dos três eixos, Luiz Antônio Ferraro ainda lembrou o papel fundamental do “gestor educador”, conceito e função que surgiu durante a elaboração do programa voltado diretamente para os servidores da Justiça Federal. “O PNC não é um plano que vem do Conselho para vocês, é um plano que vai ser construído a partir de vocês”, salientou aos servidores.
Para conhecer melhor o Programa Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal, acesse o Portal de Desenvolvimento: www.justicafederal.gov.br.