Tecnologia com interface interativa promete revolucionar a experiência dos treinamentos e reuniões na JFCE
Imagine um quadro branco onde professor e alunos possam interagir com imagens projetadas, como se fossem recortes, ou até mesmo a sensação de estar dentro do computador. É o que propõe a SmartBoard – a mais nova ferramenta adquirida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da JFCE para dinamizar a experiência de treinamentos na Seção Judiciária do Ceará.
Ao contrário da lousa tradicional, o que é escrito na SmartBoard não tem fim. Tudo fica arquivado e pode ser utilizado posteriormente. O fim do famoso flip chart.
A ferramenta trabalha com a ajuda de um projetor, um pc e um software especial, projetando imagens do computador em uma tela de 77 polegadas sensível ao toque e totalmente editável.
Com as canetas próprias para a superfície ou com o próprio dedo o usuário pode fazer anotações, utilizar programas, trabalhar recursos online, materiais multimídia que acompanham o software ou fazer seus próprios materiais interativos. Tudo de maneira rápida e fácil.
O equipamento inclui o software Notebook, para criação, desenvolvimento e preservação de conteúdo, o SMART Recorder, que gera um arquivo de vídeo com áudio e imagem sincronizados e ainda as Ferramentas Flutuantes, que possibilitam a utilização de qualquer programa através da lousa. O professor pode ainda produzir ou editar seu próprio conteúdo e salvar tudo em um arquivo, podendo ser em PDF, PowerPoint, página da WEB ou até vídeos com áudio. Esse recurso facilita o aprendizado, já que o aluno não precisa perder tempo escrevendo o que tem no quadro.
Para os mais tradicionais, a SmartBoard pode ser utilizada no modo não projetado, ou seja, transforma-se num quadro branco simples, porém com a praticidade de não utilizar pincéis com álcool e ainda função OCR de reconhecimento de letra.
Outra facilidade será levar os treinamentos para as subseções do interior do estado. Com todo o conteúdo gravado, os servidores poderão ver e rever quantas vezes quiser e à distância qualquer treinamento dado na sede da Justiça Federal. E ainda, futuramente, com o equipamento conectado à aparelhagem de videoconferência, os servidores não precisarão mais se locomover para a capital. Os treinamentos podem ser dados em tempo real para todas as subseções. Um grande avanço para a modernização da seção judiciária do Ceará.
Foram adquiridas três SmartBoards, que estarão disponíveis nas salas de treinamento e na sala de reuniões dos magistrados. A experiência interativa vai facilitar o trabalho dos instrutores e enriquecer a experiência dos treinamentos e reuniões realizadas na Justiça Federal.