A Justiça Federal no Ceará dá mais um passo pra promover uma maior aproximação com a sociedade. Na última sexta-feira, 03 de fevereiro, esta Seção Judiciária inaugurou um terminal de auto-atendimento na Casa do Cidadão situada no Shopping Diogo, Centro. O equipamento permite que o usuário consulte o andamento de processos que tramitam na justiça e oferece a emissão de certidões negativas. Esta ação beneficiará cerca de 30 mil pessoas que procuram a Casa do Cidadão todos os meses.
A instalação do Terminal é fruto de um Termo de Cooperação firmado, no dia 24 de janeiro de 2006, com o Governo do Estado do Ceará, com interveniência da Secretaria da Administração do Estado (SEAD), visando a racionalização de recursos públicos e melhoria dos serviços prestados à sociedade pelo poder público. Uma parceria pioneira em nosso estado entre judiciário e executivo, na qual a Justiça Federal possibilita, inclusive, o acesso on-line por meio deste terminal à Justiça Estadual, do Trabalho e Eleitoral.
“Com este terminal na Casa do Cidadão, a Justiça Federal passa a ter mais contato com o povo e é isso o que realmente nos interessa”, afirmou o diretor da Seção Judiciária do Ceará, juiz federal Danilo Fontenelle Sampaio. O magistrado revelou planos de instalações de novos terminais em outros shoppings da cidade a serem realizadas nos próximos seis meses, além da possibilidade de oferecer esse serviço nas agências da Caixa Econômica Federal em cidades do interior, que ainda não possuem varas federais.
Durante a solenidade de inauguração, o secretário estadual de administração, Mauro Benevides Filho, destacou a relevância desta parceria para o povo cearense que terá o acesso à justiça facilitado. Em seu discurso, o vice-governador do Ceará, Francisco Queiroz Maia Júnior, reafirmou a importância da instalação do terminal de auto-atendimento da Justiça Federal. “Estamos celebrando mais uma atitude importante que o serviço público tem que ter constantemente, que é servir bem o cidadão do seu estado”, frisou o vice-governador.
Autoridades presentes a solenidade de inauguração: Diretor da Secretaria Administrativa da Justiça Federal, Agnor do Carmo; Vice-Governador, Francisco Queiroz Maia Júnior; Diretor da Justiça Federal no Ceará, Danilo Fontenelle Sampaio; Secretário Estadual de Administração, Mauro Benevides Filho; Juiz Federal, José Parente Pinheiro.