Na tarde de ontem, 18 de outubro, a direção do foro da Justiça Federal no Ceará inaugurou mais duas varas federais no interior do Ceará e assim comemora a instalação de sete varas em um período de 10 meses. A solenidade aconteceu em Sobral, no Fórum Desembargador Geraldo Apoliano, que abriga a 18ª e 19ª varas, com jurisdição em mais 61 cidades circunvizinhas. As novas varas de Sobral foram apontadas por todas as autoridades, que discursaram na ocasião, como instrumentos que contribuirão de forma decisiva para o resgate da cidadania do povo da Região Norte do Ceará.
Além destas, mais três, das sete varas inauguradas em 2005 no estado, situam-se no interior: uma em Limoeiro do Norte e duas em Juazeiro do Norte. “Esse é mais um passo importante que damos para a que a Justiça Federal interiorize-se e esteja mais próxima das populações carentes que residem longe das capitais”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Francisco Queiroz Cavalcanti.
A 18ª vara será destinada à justiça comum e terá como titular o juiz federal José Maximiliano Machado Cavalcante. A 19ª vara, que terá à frente o juiz federal Glêdison Marques Fernandes, será um Juizado Especial e julgará causas cíveis que envolvam até 60 salários mínimos, inclusive as previdenciárias, que tanto interessam às camadas menos favorecidas da população.