A Vara Federal em Crateús mostrou que na conciliação a solução é constituída por ambas as partes na busca de um acordo satisfatório e que não há obstáculos para a Justiça alcançar seu objetivo maior, que é a pacificação social.
Apesar de ainda estar em fase de instalação, funcionando em prédio provisório e sem toda a estrutura que é comum em uma vara federal, a 22ª Vara, Subseção Crateús, alcançou um ótimo resultado na sua 1ª participação na Semana Nacional de Conciliação. Foram realizadas 90 audiências e homologados 76 acordos, atingindo assim um percentual de 84%, terceiro melhor resultado da Seção Judiciária do Ceará. O número só não foi maior porque o prédio onde está instalada a subseção não comporta mais de 20 audiências por dia.
Capitaneados pelo juiz federal Temístocles Araújo Azevedo, o diretor da secretaria da vara federal, Wandirney Malaquias Bastos, e os valorosos servidores da vara federal em Crateús estão de parabéns. Equipe extremamente qualificada e motivada, para enfrentar desafios e manter a energia em alta, conseguiram um resultado positivo para a Justiça e para a sociedade. Segundo Wandirney Malaquias, “Houve todo um trabalho preparatório para o evento, desde a análise inicial até as audiências realizadas pelos conciliadores, em especial a triagem dos processos com o melhor conjunto probatório.”
Com toda a certeza, a 22ª vara federal em Crateús encerra os seus trabalhos no ano de 2010 com o sentimento de dever cumprido e com o compromisso de superar os novos desafios que surgirão em 2011.